quarta-feira, 17 de agosto de 2011

13.000 atendimentos nos 32 postos de praia no Algarve - Portugal, durante o mês de julho

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Praias do Algarve

Durante o mês de julho foram efetuados um total de 13.132 atendimentos nos 32 Postos de Saúde de Praia, disponibilizados, no âmbito do Plano de Verão 2011, pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, com o objetivo de dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local ou em caso de necessidade encaminharem devidamente o utente para uma unidade saúde mais adequada.
De acordo com os indicadores do Plano Verão sobre o tipo de atendimentos efetuados nos Postos de Saúde de Praia, verifica-se que foram realizados 6.338 atendimentos para tratamentos e suturas, 4.546 para medições de pressão arterial, 989 atendimentos devido a picadas de peixe-aranha e insectos, 661 para realizar testes de glicemia e 460 para administrar injecções, tendo sido registadas durante este período 138 encaminhamentos para outras unidades de saúde (Hospitais e SUB’s).


De salientar que, do total de atendimentos registados até ao momento, 62% dos cidadãos atendidos nos Postos de Saúde de Praia não são residentes na Região do Algarve (53% são residentes noutras regiões do país e 9% são estrangeiros) e os restantes 38% são residentes no distrito de Faro, percentagens que se justificam dado o elevado número de turistas, nacionais e estrangeiros, que se encontram na região algarvia durante esta época do ano.

Comparativamente com igual período do ano transato, constata-se um pequeno decréscimo no número total de atendimentos, sendo que no mês de julho de 2010 registaram-se 13.564 contra os 13.132 deste ano, o equivalente a decréscimo de 3,2%.


Os Postos de Saúde de Praia funcionam entre as 10 horas e as 20 horas até ao final do mês de Agosto, excepto 12 postos que se irão manter em funcionamento até 15 de Setembro.


Desde 2010, que os recursos afectos aos postos de praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.


O Plano de Verão de 2011 dispõe ainda de consultas destinadas aos cidadãos que visitam o Algarve e que necessitam de cuidados de saúde na doença aguda não emergente ou de renovação de receituário para apoio a doença crónica.


O Algarve conta ainda com uma rede de emergência pré-hospitalar dotada de 4 ambulâncias SIV, sedeadas em Lagos, Quarteira, Tavira e Castro Marim, 3 viaturas médicas de emergência e reanimação em Portimão, Albufeira e Faro e 1 Helicóptero do INEM sedeado no heliporto de Loulé. A Rede de Urgência Hospitalar dispõe de 4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António e 2 Serviços de Urgência Hospitalares em Portimão e Faro.


O Plano de Verão desempenha um papel fundamental para a qualificação da região como um destino saudável e seguro, contribuindo para a competitividade da economia da região.

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